Quando se trata da aprendizagem do violino é muito importante saber
conhecer e identificar cada parte de sua anatomia.
Procure estudar cada parte observando os detalhes em seu violino, isso
fará você memorizar com mais facilidade.
Todo conteúdo abordado será exclusivamente sobre esse instrumento de
arco maravilhoso que conquistou seu espaço na orquestra e vem se mantendo até
aos dias atuais.
Voluta do violino
A voluta é parte esculpida no topo do violino. Seu formato é parecido com
um rolo de livro. Se você inclinar o violino perceberá a semelhança. Mas para
mim parece mais uma casa de caracol devido ao seu formato.
Apesar de ser uma peça decorativa ela não influencia em nada sobre a
produção de som no violino. A história nos diz que as primeiras esculturas na
voluta eram na verdade formato de cabeças de cavalos e outros animais.
Caixa de Cravelhas do
violino
Caixa de cravelhas é a parte inferior da voluta cavada por dentro. É o local
onde as quatro cravelhas são encaixadas e presas em suas laterais, fixando duas em
cada lado. É dentro dessa caixa que são introduzidas as cordas correspondentes a
cada cravelha.
Cravelhas do violino
Cravelhas são pinos alongados com um furo em sua extremidade e possuem a
cabeça chata, tendo sua estrutura em madeira. As cravelhas são encaixadas em
cada furo nas laterais da caixa de cravelha, cuja finalidade é enrolar e ajustar a afinação
de cada corda.
Cordas do violino
As cordas geralmente são feitas de metal cromado, intestino ou material
sintético. Elas são presas no estandarte do violino, passando sobre o cavalete,
o espelho, a pestana e por fim, presas nas cravelhas.
Cada corda tem a sua propriedade e respondem a tonalidades diferentes
conforme sua afinação.
Existem diversos modelos de cordas para violino e todas elas são
indicadas para cada tipo de instrumento que possui critérios diferenciados. A
reprodução do som acontece de duas formas: quando friccionadas com o arco e
beliscadas.
Pestana no violino
A pestana é uma pequena peça atravessada que faz a junção do espelho com
a caixa de cravelhas e sua base é um pouco mais alta, possuindo quatro ranhuras
que servem de passagem para as cordas que são esticadas percorrendo a extensão
do espelho.
A estrutura da pestana geralmente é feita em madeira dura, como o ébano,
carvalho, sucupira ou osso.
Espelho do violino
Espelho do violino é a superfície sobre a qual passa as quatro cordas. É uma peça alongada de coloração preta ou marrom, geralmente feita em
madeira de ébano, jacarandá, ipê, caviúna ou outra madeira que seja bem resistente,
afim de resistir aos golpes das unhas sem danificar sua estrutura ao executar as
notas no violino.
O espelho é uma parte de grande importância no violino e é fundamental
que o mesmo seja totalmente alinhado e bem posicionado.
Se você for comprar um violino com acessórios na cor preta, dê preferência ao ébano por ser mais resistente e por proporcionar um melhor visual no seu acabamento.
Se você for comprar um violino com acessórios na cor preta, dê preferência ao ébano por ser mais resistente e por proporcionar um melhor visual no seu acabamento.
Braço do violino
O braço é uma peça de madeira presa ao violino e tem grande importância fundamental,
pois é nele em que está preso o espelho, pestana, caixa de cravelhas, as quatro
cordas e a voluta.
É no braço do violino que o polegar se apoia e desliza ao digitar as
notas sobre o espelho com a mão esquerda.
Tampo da frente do
violino
O tampo da frente ou superior é a parte de cima do violino que recebe a pressão exercida pelas cordas apoiadas sobre o cavalete em sua estrutura.
A confecção do tampo pode ser inteiro ou de junção colado verticalmente, o que torna quase impossível sua percepção devido ao acabamento com cera e verniz.
A confecção do tampo pode ser inteiro ou de junção colado verticalmente, o que torna quase impossível sua percepção devido ao acabamento com cera e verniz.
O tampo da frente também é responsável por permitir a entrada e a saída
do som através dos dois furos Fs situados em cada lado do cavalete. Em volta do
tampo existem duas linhas finas contornando as bordas que são os filetes.
Filetes no violino
Filetes são duas linhas escuras próximo as bordas que contornam o tampo
da frente e fundo do violino, produzindo um visual decorativo.
Os filetes podem ser de madeira ou metal que são encrustados com a finalidade de evitar rachaduras nos tampos do violino caso esse sofra alguma queda.
Os filetes podem ser de madeira ou metal que são encrustados com a finalidade de evitar rachaduras nos tampos do violino caso esse sofra alguma queda.
Tampo do fundo do
violino
O tampo do fundo é uma peça de madeira apropriada para a construção do
violino, que pode ser inteira ou duas partes coladas.
Assim como mencionado no tampo da frente, o tampo do fundo também possui
filetes que contornam as bordas produzindo efeitos decorativos e sustentabilidade
da madeira, evitando rachaduras ao cair.
O tampo do fundo também exerce uma função muito importante no violino,
pois recebe o som que entra nos orifícios da tampa da frente percorrendo toda
estrutura interna, devolvendo novamente através dos mesmos furos.
Ilhargas ou costelas
do violino
Ilhargas ou costelas, também conhecida como costilhas do violino. São
tiras da madeira Acer ou Acero, aquecidas em altas temperaturas por meio de uma
barra de ferro curvo afim de deixa-las flexíveis.
Depois de cortadas e preparadas, as ilhargas são coladas contornando o
tampo do fundo do violino auxiliadas por blocos na parte interna para garantir
maior reforço.
Por último é colado o tampo da frente, fechando toda estrutura do
violino.
As ilhargas ou costelas também exercem uma importante função,
pois elas ajudam a transmitir vibrações dos tampos da frente e fundo.
Caixa acústica do
violino
A caixa acústica é conhecida como o corpo oco do violino, ou seja, é a
caixa montada com o tampo da frente, fundo e as ilhargas que são conhecidas como
costelas, fechando as laterais dos tampos.
Dentro da caixa acústica existem peças de madeira importantíssima para a
estrutura do violino.
Os furos Fs do Violino
Os furos Fs são localizados no tampo da frente
do violino. Sua função é conduzir o som para dentro da caixa
acústica fazendo vibrar pelas partes internas como: alma, barra harmônica,
blocos internos, tampo da frente e tampo do fundo.
Os Fs precisam ser bem posicionados e ter uma abertura precisa,
obedecendo os critérios de construção padronizados.
Cavalete do violino
Cavalete
é uma pequena peça de madeira em maple totalmente esculpida com acabamento
entalhado.
O cavalete possui uma extremidade arqueada com quatro ranhuras servindo de base para as cordas que são apoiadas e esticadas, percorrendo sobre a extensão do espelho até a pestana e conectando-se nas cravelhas.
O cavalete possui uma extremidade arqueada com quatro ranhuras servindo de base para as cordas que são apoiadas e esticadas, percorrendo sobre a extensão do espelho até a pestana e conectando-se nas cravelhas.
Posicionado
entre os furos Fs, mais precisamente nas marcas definidas no meio do mesmo, o
cavalete exerce uma função muito importante no violino.
O
cavalete é basicamente simples e misterioso, pois é responsável por manipular a
ressonância e a produção de frequência no violino. Sua função é barrar as
vibrações das cordas e transmiti-las através dos furos Fs, harmonizando no interior da caixa acústica e devolvendo para fora.
Estandarte do violino
Estandarte
no violino é uma peça cuja função é sustentar as cordas que são instaladas
através dele. O estandarte pode ser de madeira, fibra de carbono, alumínio, ou
material sintético. Sendo que, os de madeira são considerados melhores.
A
instalação do estandarte não é complicada, uma vez que, para colocá-lo é necessário
retirar as cordas.
Na parte do fundo do estandarte possui um cabo rosqueado conhecido como rabicho que é introduzido em volta do botão (fundo do violino), cuja finalidade é suportar a força das cordas ao ajustar a afinação.
Na parte do fundo do estandarte possui um cabo rosqueado conhecido como rabicho que é introduzido em volta do botão (fundo do violino), cuja finalidade é suportar a força das cordas ao ajustar a afinação.
As cordas
passam pelo estandarte percorrendo sobre o cavalete, seguindo pelo espelho,
pestana, até seu ponto final que é a caixa de cravelhas.
O
estandarte é um acessório muito importante no violino.
Micro afinadores fixos no violino
Micro
afinadores são pequenos acessórios instalados em cada furo do estandarte por
onde passam as cordas do violino.
Uma vez
instalado no estandarte, cada corda terá como base fixadora o micro afinador
correspondente.
Existem
violinistas que não utilizam micros afinadores nas quatro cordas, uns utilizam
só na corda Mi e outros na corda Mi e La.
Por mais
que seu violino tenha cravelhas bem ajustadas, é muito difícil você conseguir
realizar uma afinação precisa.
Os micros
afinadores devem ser instalados e bem ajustados no estandarte afim de garantir segurança
e ótima afinação.
Rabicho para violino
Rabicho é
um fio preto que possui duas pontas rosqueadas, introduzidas no fundo do
estandarte e fixadas com duas porcas metálicas.
A função
do rabicho é segurar a tensão do estandarte quando esticado devido o processo
de afinação das cordas.
O rabicho
utiliza o botão no fundo do violino como base de apoio para segurar o
estandarte.
É muito
difícil, mas poderá acontecer que com o passar do tempo o rabicho necessite de
substituição. Você notará a necessidade quando o violino não conseguir segurar
mais a afinação.
Nem
sempre o processo de desafinação total das cordas é responsabilidade das
cravelhas. Aprenda a dar mais atenção para a parte do estandarte com o rabicho.
Botão do violino
O botão é um acessório feito em madeira e possui um pino que é introduzido
no fundo do violino. Sua função é servir de apoio para o rabicho preso ao estandarte.
Geralmente
o botão faz parte do kit de acessórios do violino formando uma combinação de
detalhes padronizados com o estandarte, queixeira e cravelhas.
O botão
deverá estar bem fixado ao violino, não podendo haver folga
alguma.
Queixeira do violino
Desde a sua
criação pelo alemão Ludwig Spohr, o acessório veio passando por adaptações,
dando origem a diversos modelos e tamanhos diferentes para atender a necessidade
particular de cada violinista.
![Violino na Clave - Queixeira do violino Violino na Clave - Queixeira do violino](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhRTkobPsYVfIDPCxdTg9FetRkwqjUdEc11R8LhFP4WKorl9v1jfXz4VTYjzmN9c5T-iLdE1KE2Ojt-7CIVxl4couBiDbbZNgvvYv1ubhMWWsUL1Ggkxr0_3HcCQDQoUAvMWisc5HTErza2/s320/Queixeira+do+violino.png)
É recomendado antes de efetuar a compra, procurar conhecer o acessório pessoalmente, afim de adaptar ao seu queixo deixando-o confortável.
Antes de
realizar a instalação da queixeira, observe se possui material macio como
cortiça ou couro na base de apoio para o tampo da frente e na fixação no tampo
do fundo, para evitar que danifique a madeira do violino.
A
instalação deverá ser realizada na parte do fundo próximo a borda do violino e
ao estandarte.
Existem
modelos que são fixadas sobre o estandarte, com duas hastes de metal descendo
entre o botão e outros modelos com as hastes mais para o lado esquerdo do
botão.
Procure
utilizar ferramenta adequada para instalação da queira, afim de evitar
arranhões na madeira do violino.
A alma do violino
A alma do
é um pilar cilíndrico posicionado em pé dentro do violino servindo de apoio
para o tampo da frente e fundo.
Sua
posição vertical está situada mais ou menos entre 3 a 5 mm abaixo do pé direito
do cavalete, devendo ser ajustada corretamente.
A alma
tem a função de sustentar a estrutura do violino e transmitir as vibrações
produzidas pelas cordas que entram através dos furos Fs percorrendo toda
estrutura interna e saindo novamente pelo mesmo local.
Conforme
sua posição dentro do violino, a alma poderá alterar seu timbre e deixa-lo
mais doce, brilhante, agudo ou grave a depender do gosto do executante.
Quero
deixar bem claro que esse é um trabalho para quem possui a ferramenta específica
de ajustes e tenha conhecimento sobre o assunto, ou se preferir, um luthier, pois é o mais
recomendado.
Uma alma
posicionada fora da base correta afetará o timbre do violino desequilibrando-o.
Se você
tem acesso a um luthier, recomendo levar seu violino pessoalmente ou entregar
ao seu instrutor para que seja encaminhado até um profissional da área e
solicitar uma verificação completa de todos os acessórios e em especial, a
alma.
Muito
cuidado ao efetuar a troca das cordas ou cavalete. Se a alma estiver folgada
poderá ser que essa caia na parte interna e aí será um sério problema para
você. Se isso acontecer, não tente colocar só, leve a um especialista que
entenda do assunto.
Jamais tente
afinar um violino se a alma do mesmo estiver caída. Se você perceber o
chacoalho dentro de sua estrutura, afrouxe as cordas imediatamente bem devagar e
retire o cavalete com cuidado.
Não
insista em manter o violino afinado sem a alma, pois poderá estourar o tampo e descolar
as laterais, causando um prejuízo enorme para você. É preciso ficar bem atento a esse detalhe.
Barra harmônica no violino
A barra
harmônica é uma tira de madeira alinhada feita de abeto e colada na parte
interna do tampo da frente, aproximadamente em baixo da corda Sol do violino e
do pé esquerdo do cavalete.
Além de
fortalecer o tampo da frente devido à alta pressão que o cavalete exerce com o
peso das cordas esticadas sobre sua estrutura, a barra harmônica também
contribui para conduzir a vibração das notas por todo tampo frontal do violino.
A barra
harmônica é a parte responsável pelo equilíbrio das frequências baixas,
auxiliando na produção de sons mais alto. Quando bem ajustada ela desempenha
uma função muito importante dentro da caixa acústica do violino.
Blocos internos no violino
Os blocos
existentes dentro do violino exercem a função de apoio para reforço das
laterais internas e no tampo da frente e fundo.
Esses blocos
são posicionados nos cantos e bicos laterais, na frente e no fundo. Depois de
posicionados é só colar e fechar com o tampo da frente.
Espero
que o conteúdo possa trazer informações relevantes para quem está estudando e
para os amantes e fãs do violino.
Capotacio
Capotacio
O
capotacio é uma pequena peça de madeira encravada na borda da tampa da frente
do violino, mais precisamente no fundo, sendo sua elevação perceptível.
A
função do capotacio é servir de apoio para o rabicho que sai do estandarte,
descendo e contornando o botão fixado no fundo do violino, evitando que a pressão exercida danifique a borda e o tampo da frente.
É
muito importante ao comprar um violino, observar se o capotacio está bem centralizado
com o botão e o estandarte.
Você pode não acreditar, mas, se essa pequena peça não for bem centralizada, poderá deslocar a posição do estandarte e do cavalete também, causando o desalinhamento das cordas sobre a extensão do espelho.
Você pode não acreditar, mas, se essa pequena peça não for bem centralizada, poderá deslocar a posição do estandarte e do cavalete também, causando o desalinhamento das cordas sobre a extensão do espelho.
Só
é possível perceber o alinhamento completo durante a afinação do violino.
Havendo qualquer falha no assentamento do capotacio, esse fará com que o
estandarte puxe o cavalete para o lado, saindo do alinhamento.
Fique
atendo a esse detalhe importante.
Qual a melhor corda para meu violino
Talvez
você esteja se perguntando sobre qual o tipo de corda deverá comprar para seu
violino. E eu te digo que é muito complicado indicar qual a melhor.
Cada
violino tem sua particularidade, assim como as cordas também tem. A depender do
violino, é possível fazer testes para verificar qual o tipo de corda poderá ser
utilizado.
Atualmente
existem uma grande variedade de cordas no mercado, disponíveis para todos os gostos, entre elas, irei fazer um breve comentário sobre cordas
de aço, núcleo sintético, alumínio e tripa de carneiro.
Violinos
de fábrica geralmente combinam mais com cordas de aço, pois possuem um som mais
claro e alto, com poucos harmônicos e uma durabilidade maior. Esse tipo de
encordoamento ajuda a melhorar na altura do timbre do violino.
Violinos
artesanais são construídos por luthiers, e possuem um padrão elevado. São caracterizados
pela qualidade da madeira utilizada em sua fabricação, possuindo excelente
acabamento e uma harmonização completa.
Para
violinos artesanais, são indicadas cordas de núcleo sintético em razão de seu
timbre ser mais doce, aveludado e morno. Claro que também irá depender do
violino. Mesmo sendo construído por luthier, cada instrumento tem sua
particularidade.
Existem
diversas marcas de cordas com núcleo sintético que também precisam ser testada
pelo violinista.
Cordas
de alumínio possuem um núcleo de aço e são revestidas por alumínio. São muito
indicadas para estudantes de violino, devido a produção de um som morno e tranquilo.
Cordas
de aço revestidas de alumínio não são indicadas para violinos de nível avançado
a profissional, pois não possuem qualidade de som satisfatória. Sendo indicadas
apenas para estudantes que estão iniciando seus estudos no instrumento.
Apesar
de ter um som parecido com as cordas de tripa, as cordas de núcleo sintético são
bem mais estáveis, mostrando ser uma boa opção para o violinista.
As
cordas de tripa de carneiro foram consideradas as melhores e utilizadas por
vários séculos. Devido ao som quente e muito rica nos harmônicos, esse tipo de
corda passou a ser muito apreciada por grandes violinistas da época.
O
único problema é que desafinam com facilidade, pois reagem as mudanças
climáticas. Neste ponto, as cordas de núcleo sintético assumem a melhor
posição.
Existem
diversos tipos de cordas para violino. Se fosse mencionar cada uma delas, você
iria desistir de ler sobre o assunto.
Veja
se o seu violino se enquadra dentro das características apresentadas antes de comprar uma determinada corda, ok?
Um forte abraço!
Um forte abraço!
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